NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
25 de October de 2011 - 12h00

CICFAI registra participação de 10 Estados

Mais de dois mil autores vêm se apresentar na FAI

O V Congresso de Iniciação Científica da FAI se encerrou na última sexta-feira (21), com a participação de mais de 2 mil autores. Ao todo, dez estados brasileiros participaram do congresso.

Segundo Délcio Cardim, presidente da comissão organizadora do CICFAI, este número também foi recorde comparado com os anos anteriores. "O número de estados participantes dobrou em relação a 2010. Foram cerca de 150 cidades com trabalhos inscritos", frisa.

O mentor do congresso, prof. Dr. Márcio Cardim, que também é diretor geral da FAI, falou sobre a gratificação de ver o projeto ser reconhecido nacionalmente.

"O Congresso de Iniciação Científica é importante no meio universitário, pois o aluno consegue expor aquilo que está desenvolvendo dentro da instituição. A ideia de montar o CICFAI em 2007 foi de projetar a instituição na Iniciação Cientifica, até então inexistente. E também, incentivar nossos alunos, pois a partir do momento em que ele ingressa num curso superior e se envolve na Iniciação Científica, a graduação começa a sentir o reflexo, ou seja, seu rendimento melhora. É um processo lento, mas que obtém resultados. Hoje podemos ver o crescimento do CICFAI, tanto em número de participantes quanto em qualidade", ressalta Márcio.

De acordo com o vice-diretor da FAI, o prof. Dr. Wendel Cléber Soares, o sucesso do CICFAI se deve a todos os alunos, professores e funcionários.

"O sucesso vem se consolidando desde 2007. Notamos um crescimento no número de autores e trabalhos apresentados e, consequentemente, no número de cidades participantes. Estes resultados são frutos do trabalho que está sendo desenvolvido entre os professores, alunos e funcionários".

Neste ano, a novidade foi o CPCFAI, congresso voltado para graduados, mestres, doutores e pesquisadores. Foram 139 trabalhos inscritos, que segundo um dos coordenadores do congresso, o prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, o resultado foi satisfatório.

"Sem dúvidas, eu considero satisfatório. Estamos até ultrapassando alguns congressos de universidades públicas, e a expectativa é que no próximo ano este número dobre".

Premiação

De acordo com a comissão organizadora do CICFAI, até o dia 12 de novembro será divulgado o resultado dos trabalhos que receberão premiação. A cerimônia irá ocorrer no dia 19 de novembro, no auditório Miguel Reale, campus II.

Os melhores trabalhos do CICFAI por área de conhecimento (Exatas, Humanas, Biológicas e Agrárias) receberão um notebook cada. Para o CICFAI Jr. a premiação será por área de ensino (fundamental, médio e técnico) onde receberão um notebook cada. Os segundos melhores trabalhos por área receberão uma impressora e os terceiros um pendrive.

Central de Comunicação FAI

Natália Esse - Estagiária

Priscila Caldeira - Jornalista responsável - MTB: 8148 (PR)

Fabrício Lopes - Assessor de Comunicação

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading