NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
20 de October de 2013 - 01h00

Tecnologia a serviço da educação

Na era da informação, as novas tecnologias ganham espaço nas salas de aula. Internet, aplicativos interativos e portais de notícias podem ser utilizados no ambiente escolar.

Na era da informação, as novas tecnologias ganham espaço nas salas de aula. Internet, aplicativos interativos e portais de notícias podem ser utilizados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

Imagine uma aula em que a lousa apresenta ícones tridimensionais sensíveis ao toque e os alunos ao invés de papel e caneta têm um tablet. Parece um sonho, certo? Pode acreditar que não é. Essa é uma das ideias do futuro que se tornou realidade. 

Antenado com essa tendência, o Colégio Objetivo disponibiliza salas com lousa digital e aulas que utilizam tablets. "Os equipamentos tecnológicos ajudam a aproximar o aluno do conteúdo oferecido, pois essas ferramentas fazem parte do cotidiano de cada um deles", explica Almir Brandão, coordenador do Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) Unip/Objetivo.

Para manter o foco dos alunos e garantir o aprendizado, a palavra de ordem para os professores que utilizam esse recurso é interação. As aulas com lousa digital, por exemplo, tornam-se mais dinâmicas, uma vez que é possível utilizar animações, fotos, vídeos, internet e mais uma série de aplicativos. "Com isso, o professor ganha tempo para aprofundar a matéria e dedicar-se ainda mais aos alunos", esclarece Almir.

Nova tecnologia já é realidade em sala de aula 
Com os estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, a utilização de tablets tem sido um sucesso. De acordo com Mônica Valls Moreira, professora e coordenadora de Informática, a nova geração já está familiarizada com esse tipo de equipamento e, por isso, as atividades fluem de forma natural. "O tablet  é um dispositivo novo, que está mudando o cenário da educação. Seu uso deve estar em sintonia com as propostas escolares para que faça sentido no processo ensino-aprendizagem."

Mônica destaca que houve muita empolgação com as atividades propostas, que propiciaram troca de experiências sobre o uso da ferramenta.

Um novo horizonte
O letramento digital permite um melhor aproveitamento das matérias. Nas aulas de Português, por exemplo, os alunos são incentivados a escrever com o dedo e as palavras que aparecem na lousa digital são reproduzidas nos tablets.

No 4º ano, foram desenvolvidos conceitos de Geometria com o recurso da câmera fotográfica disponível no tablet. "Traçando o eixo de simetria na foto de um rosto humano, a turma concluiu que todos os pontos do lado direito e esquerdo distanciam-se igualmente do eixo", explica Mônica.

Os estudantes perceberam também que podem produzir conteúdo. Nas aulas sobre vegetais, o 2º ano tirou fotos das plantas e identificou suas partes. Com as imagens, montaram álbuns que serviram como base para os estudos.

Aulas mais dinâmicas aproximam aluno e professor 
Atividades interdisciplinares, aplicação da teoria na prática e aulas mais dinâmicas têm enriquecido o aprendizado. Com as novidades do mundo tecnológico é possível mostrar que o conteúdo visto faz parte realidade.

Dinamizar as aulas e trazer o universo digital para o ambiente escolar vai ao encontro do que os alunos esperam, por isso sentem-se cada vez mais motivados e acabam participando ativamente, compartilhando opiniões e tirando dúvidas sobre o que foi exposto.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading