NOTÍCIAS> CULTURA
6 de November de 2012 - 12h00

Programação cultural de novembro abre com canto lírico e violão

O duo musical Adélia Issa e Edelton Gloeden, dois nomes de atuação internacional, no campo da música de câmara, estarão em Adamantina neste domingo (11)

O duo musical Adélia Issa e Edelton Gloeden, dois nomes de atuação internacional, no campo da música de câmara, estarão em Adamantina neste domingo (11), pelo Circuito Cultural do SESI. A programação abre as atividades de novembro, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina e seus parceiros.
Referência em canto lírico e violão, Adélia Issa e Edelton Gloeden tocam juntos há 20 anos.

O duo apresenta ao público canções e obras para violão solo. As composições têm em comum a apropriação, recriação e o reaproveitamento de melodias, abordando temas tradicionais ou folclóricos de vários países.

Adélia Issa e Edelton Gloeden se apresentam regularmente por todo o Brasil e exterior, divulgando a música de câmara com essa formação.  Adamantina a atividade acontece a partir das 20h30, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente.

O repertório a ser apresentado é composto de canções e obras para violão solo escritas por alguns dos maiores compositores do século XX, como o inglês Benjamin Britten, o italiano Mário Castelnuovo-Tedesco, o português Fernando Lopes-Graça, o catalão Roberto Gerhard, o argentino Carlos Guastavino e os brasileiros Camargo Guarnieri e Radamés Gnattali, entre outros. Essas obras têm em comum a apropriação, a recriação e o reaproveitamento de melodias, temas, ritmos e textos populares, tradicionais ou folclóricos de vários países, e de épocas as mais diversas.

O Circuito Cultural do SESI é uma realização do SESI-SP (Serviço Social da Indústria). Em Adamantina suas ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Dois nomes internacionais em Adamantina

Adélia Issa é uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras. Iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York e, em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Abel Rocha, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.
Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, no Requiemde Cláudio Santoro, com regência do compositor, e também na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.
Tem ministrado cursos e seminários sobre música brasileira e técnica vocal em alguns dos principais festivais de música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Maringá, Águas de São Pedro, Ourinhos e João Pessoa, e em universidades e escolas de música em Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, Aracaju, Recife e Uberlândia entre outras. Foi orientadora vocal do Coral USP e do Coral Sinfônico da OSESP, entre vários outros.

O violonista Edelton Gloeden é um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade. Teve, entre seus mestres, Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.
Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.
Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa.
Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20  (EGTA) e,com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil  Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).
Recebeu, em 2001, uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental.
Em 2008, 2009 e 2011, foi diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC e Instituto Cervantes.

Ass. Comunicação
06/11/2012
Texto: Natália Esse
Estagiária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading