NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
30 de October de 2012 - 12h00

Alunos de Ciência da Computação e Economia inovam no CICFAI

Aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, alunos dos cursos de Economia e Ciência da Computação da instituição adamantinense resolveram inovar na apresentação dos trabalhos realizados.

por Profª Izabel Castanha Gil e Wesley Colati (estagiário de Jornalismo)
revisão de Priscila Caldeira

Na última edição do CICFAI Universitário (Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas), que aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro, alunos dos cursos de Economia e Ciência da Computação da instituição adamantinense resolveram inovar na apresentação dos trabalhos realizados.

Ao invés de trabalhos isolados ou em pequenos grupos, os universitários juntaram informações em um único banner, passando a ideia de conjunto. Sendo assim, dois banners - um de cada graduação - sintetizaram as propostas apresentadas.

Cerca de 80% dos graduandos do 8º termo de Economia elaboraram um projeto com uma temática inédita. Por meio da pesquisa descritiva e exploratória, levantaram dados referentes à organização administrativa da FAI. Investigaram a caracterização das cinco diretorias da instituição; abordaram as diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade e levantaram a caracterização das atividades de extensão universitária oferecidas à comunidade.

Além disso, expuseram também um trabalho com a temática da evolução do orçamento anual da FAFIA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina), FEO (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Adamantina) e FAI, entre os anos de 1968 e 2012 e organizaram uma Linha do Tempo, com a evolução e conquistas da mesma.

"Agora vamos fixar o banner no corredor do curso de Economia. Além do incentivo para outros alunos, essa é uma forma de o CICFAI se perpetuar", comentam os graduandos.

Para a professora e orientadora dos trabalhos, Izabel Castanha Gil, "ao partir da realidade próxima, observada com critérios acadêmicos, esta forma de trabalho pedagógico instrumentaliza o aluno para a investigação e sistematização dos dados coletados".

Ainda sob orientação de Izabel, mais de 70% da turma do 8° termo de Ciência da Computação desenvolveram seus estudos sob a temática: Sociedade da informação: ter, fazer e ser. Os temas pesquisados foram inclusão digital, política nacional de combate à pirataria na internet, lei de direitos autorais para produtos da rede mundial de computadores, histórico do curso de Ciência da computação no mundo e no Brasil, histórico do curso na FAI, programas prestigiados de pós-graduação na área, incentivos para formação universitária internacional, inovações tecnológicas, entre outros.

"A experiência foi muito gratificante. Nossa turma deixará uma marca na FAI, uma vez que o banner será fixado no campus I, onde está sediado o curso", afirma Fátimo Barbosa Junior, concluinte de Ciência da Computação.

Os artigos produzidos pelos alunos de Economia e Ciência da Computação serão publicados, respectivamente, na revista Omnia Humanas e Omnia Exatas. As edições online das mesmas estarão disponíveis em pouco tempo.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading