NOTÍCIAS> CIÊNCIA
27 de August de 2012 - 12h00

Brasil ganha laboratório de bionanotecnologia

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugura hoje (27/08/12) o Laboratório de Bionanomanufatura. Ele é considerado o primeiro da América Latina.

Por Vanessa Daraya, de INFO Online 

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugura hoje (27) o Laboratório de Bionanomanufatura. Ele é considerado o primeiro laboratório de bionanotecnologia da América Latina.

A bionanotecnologia é uma área da ciência que consegue manipular e estudar materiais milhares de vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo. Uma partícula pode ser chamada de "nano" quando tem entre um e 100 nanômetros. Esse número é cerca de 0,01% do diâmetro de um fio de 

O Laboratório de Bionanotecnologia do IPT estudará o desenvolvimento de organismos vivos, a tecnologia de partículas, além da fabricação de pequenos equipamentos.

Além disso, o IPT pretende buscar soluções sustentáveis, como o bioplástico degradável produzido a partir de restos de frutas ou bagaço de cana das usinas de álcool. Diferente do produto à base de petróleo, o bioplástico se decompõe em seis meses, sem poluir. 

nano




Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading