NOTÍCIAS> CARREIRA
21 de August de 2012 - 12h00

Carreira de gerente de projetos está em alta

Segundo um estudo da empresa de recrutamento Michael Page. Especialistas afirmam que sobram vagas nesta área e o salário de pode chegar a 20 mil reais.

 
Por Rafael Ferrer, de INFO Online
 

São Paulo - A carreira de gerente de projetos está em alta, segundo um estudo da empresa de recrutamento Michael Page. Especialistas afirmam que sobram vagas nesta área e o salário de pode chegar a 20 mil reais.

"Todo novo trabalho requer um gerente de projetos, especialmente em consultorias de TI e empresas de telecomunicações", diz Lucas Toledo, gerente de TI da empresa de recrutamento Michael Page. De acordo com Toledo, as corporações que mais buscam gerentes de projetos são as instituições financeiras, empresas de varejo, telecomunicações e consultorias de TI.

O diretor diz que estes profissionais contam com remuneração entre 12 mil reais e 20 mil reais. O salário pode variar de acordo com a região e os benefícios oferecidos pelas corporações. Além disso, há vagas em praticamente todas as empresas com mais de 10 funcionários.

"A contratação de um gerente de projetos é frequente em corporações de médio e grande porte. Pequenas empresas também precisam deste profissional, mas neste caso a pessoa recebe o cargo de gerente geral de tecnologia e as responsabilidades permanecem as mesmas", comenta.

Requisitos - O colaborador deve atuar entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa que demandam uma solução ou serviço, além de controlar os custos, contratar fornecedores e garantir a qualidade do trabalho.

Toledo comenta que as corporações buscam gerentes de projetos com habilidade de comunicação interpessoal, conhecimentos em administração e vasta experiência em TI.

O gerente de projetos em TI é o principal responsável por levar as necessidades dos diferentes departamentos de uma empresa até os colaboradores de TI e, ao mesmo tempo, explicar a todos os funcionários as limitações que a equipe de tecnologia possui.
Toledo afirma que uma das formas do profissional de TI ascender na profissão e conquistar uma posição de gerente de projetos é estudar e obter uma certificação desse tipo. "A certificação é uma credencial que o recrutador levará em conta", afirma Toledo.

Estudos - Para atuar na área de projetos, o recrutador recomenda iniciar a carreira pelo curso de ensino superior em TI e obter a certificação PMP (Profissional de Gerência de Projetos), da associação Project Management Institute (PMI).

O método usado pela PMI é reconhecido pela Organização Internacional para Padronização (ISO) 9001 e exige a comprovação de 4.500 a 7.500 horas de experiência em projetos.

Já o teste que concede a certificação é virtual, conta com cerca de 200 perguntas, custa entre 405 e 555 dólares e ocorre em instituições credenciadas. Toledo comenta que esta é uma das certificações mais reconhecidas para esta área. "Há também cursos de pós-graduação, MBA e treinamentos de capacitação técnica em outras instituições de diferentes países", diz.

A agenda dos cursos preparatórios, os requisitos e os detalhes sobre o exame de certificação estão no site da PMI.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading