NOTÍCIAS> CIÊNCIA
31 de July de 2012 - 12h00

China quer enviar nave à Lua em 2013

A China pretende enviar no próximo ano uma nave exploratória à Lua, informa a imprensa estatal, que revela detalhes do mais recente projeto do ambicioso programa espacial do gigante asiático.

 
Por 


Pequim - A China pretende enviar no próximo ano uma nave exploratória à Lua, informa a imprensa estatal, que revela detalhes do mais recente projeto do ambicioso programa espacial do gigante asiático.

A terceira tentativa lunar da China será lançada no segundo semestre de 2013, informou a agência oficial Xinhua.

No caso de êxito, seria a primeira alunissagem de uma nave chinesa e estabeleceria um marco no desenvolvimento do programa espacial. O projeto pretende sobrevoar, alunissar e retornar à Terra, segundo a Xinhua.

A China informou que também planeja um voo tripulado à Lua, mas não divulgou datas. Pequim considera que o projeto, avaliado em bilhões de dólares, evidenciará a importância crescente do país como potência, sua capacidade tecnológica e o sucesso do Partido Comunista na transformação de uma nação pobre em um país próspero.

O programa espacial chinês teve início em 1999 com o lançamento da nave sem tripulação Shenzhou-1.

Dois anos mais tarde, a Shenzhou-2 foi lançado com pequenos animais a bordo e, em 2003, a China enviou pela primeira vez um homem ao espaço. Uma caminhada espacial aconteceu em 2008.

Recentemente, a viagem de 14 dias da nave Shenzhou-9 se tornou a missão espacial chinesa mais longa e ganhou destaque por incluir a primeira mulher astronauta entre os três membros de sua tripulação.


Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading