NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
22 de June de 2012 - 12h00

Entrevista marca inauguração do novo estúdio de rádio da FAI

Diretor geral e vice-diretor concedem primeira entrevista feita pelo prof. Cacá Haddad em nova conquista do curso de Comunicação Social.

por Cacá Haddad, Coordenador de Comunicação Social, e Jesana Lima, estagiária/Jornalismo FAI
revisão de Priscila Caldeira

Na última sexta-feira (15), foi inaugurado no bloco IV do campus II da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), um estúdio de rádio para os alunos do curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda). Este curso que até o final de 2011 funcionava no campus I foi transferido para o campus II no início de 2012 e para isso foram montados três novos estúdios, sendo eles: fotografia, rádio e TV que está em fase de projeto.

A inauguração foi marcada com a primeira entrevista no local, feita pelo coordenador do curso professor Ms. Antônio Carlos Bassio Haddad, que na oportunidade entrevistou o diretor geral da FAI, professor Dr. Márcio Cardim, e o vice-diretor professor Dr. Wendel Cleber Soares. Acompanhe na íntegra.

Cacá Haddad - Neste ano o Curso de Comunicação Social passou a funcionar no campus II da instituição. Quais foram as razões que levaram a isto?

Marcio Cardim - Esta é uma reivindicação antiga dos alunos do curso de Jornalismo e Publicidade Propaganda bem como do corpo docente, e que já surtiu efeito. Prova disto foi o aumento na procura de alunos interessados no curso, e acreditamos que esta demanda irá crescer, visto que estamos investindo na estrutura. Também foi possível notar a aprovação dos alunos com a mudança, pois no campus II temos a maior concentração de cursos, e que sem dúvida favorece a comunicação. Então acreditamos que esta modificação veio valorizar os cursos.

Cacá - Qual o valor do investimento realizado?

MC - Esta direção tem se preocupado com área acadêmica, que reflete toda a estrutura que os cursos precisam, para oferecer aos seus alunos, as mínimas condições para um bom estágio e que saiam daqui com as ferramentas para atuar em nível de mercado. Não adianta formar o aluno somente com a parte teórica, precisamos dar a eles a parte profissional, e a nova Biblioteca Central que já está em funcionamento, também no campus II, faz parte disso, assim como os novos laboratórios de informática. Pois, a direção acredita que a parte pedagógica tem que ser valorizada e nós temos procurado investir não só nos cursos da área de comunicação, como em todos os demais.

Cacá - Considerando que este curso proporciona muitas atividades práticas, que irá relacionar com as demais graduações, qual será a visão dos demais cursos e de forma isto pode contribuir com a instituição?

MC - Eu acredito que o estúdio irá agregar os demais cursos e que os alunos de comunicação terão uma interação maior com as demais graduações, envolvendo-os através de programas, entrevistas, então será benéfico para todos.

Wendel Soares - Eu também acredito muito nessa interação entre os alunos, que poderão desenvolver trabalhos em nível de estágio e de complementação no decorrer das aulas e também nos intervalos. Creio que este estúdio vai trazer um benefício não só para o curso, mas para toda instituição e que o curso só tende a crescer.

Cacá - Muitos não sabem, mas assim como os demais cursos, várias pessoas que se formaram aqui estão muito bem no mercado de trabalho e atuando em grandes empresas como: a Maira Ferrari na TV Fronteira, o Ângelo que foi trabalhar no país da Angola no continente Africano, o Fernando Zerbetto e a Fádua Capellari que estão na Rede Globo. O que o senhor sente ao saber que a instituição levou tais alunos a alcançar lugares tão sonhados?

WS - Isto mostra que a FAI não perde para nenhuma outra instituição, pois eles saem daqui com quesito para trabalhar no mercado de trabalho. Um dos motivos deste novo portal da FAI foi justamente para que estes alunos possam publicar como estão e deixar dicas de vagas.

CACÁ - Foram várias mudanças, principalmente para os alunos de Comunicação, em apenas um ano desta gestão. Existe algo a mais que o senhor pretende realizar, ou sonha com algum projeto para esta graduação?

MC - O objetivo da direção não é apenas olhar para um curso, mas a instituição como um todo. No entanto, a princípio decidimos colaborar com os cursos que não tinha uma estrutura adequada. É claro que mais coisas serão conquistadas, mas isso já é um grande começo. A FAI ela não perde para outra instituição, pois o nosso corpo docente é admitindo através de concurso público, então os professores não são circulantes eles são fixos. Ele ingressa através do concurso e conforme vão se intitulando, fica mais caro para instituição e a FAI por ser pública mantém seu corpo docente. Agregando o corpo docente a uma boa estrutura a intenção é que a junção de ambos possa contribuir com o desenvolvimento das atividades acadêmicas e é o que estamos fazendo, pois não basta uma coisa ou a outra, e com o passar do tempo vamos tentar equacionar. Nós confiamos nesta melhora e pretendemos sim continuar investindo no curso na medida do possível.

WS - Nossa intenção é investir no tripé ensino, pesquisa e extensão, e temos certeza que trabalhando assim em conjunto, a instituição como um todo crescerá.

Cacá - Neste ano já foram adquiridos 10 gravadores de áudio, 10 exemplares manual de redação Folha de São Paulo, para o curso de Jornalismo, anuário de mídia para o curso de Publicidade e Propaganda e foi montada uma Hemeroteca, ou seja, um lugar onde os alunos podem se informar, obter um momento de leitura e se interar do que está acontecendo no mundo, através do jornal Folha de São Paulo, e as revistas Veja, Piauí, Carta Capital e Meio e Mensagem. Além disso, ainda para este semestre será realizada a compra de material fotográfico, onde serão adquiridas 10 câmeras fotográficas e para o próximo ano o estúdio de TV, correto diretor?

MC - Exato. Nós não tivemos nenhum medo de fazer estas aquisições e montar o estúdio de TV, pois este curso da área comunicação a tendência é somente ampliar. A comunicação seja em mídia escrita, falada, televisiva ou eletrônica, jamais vai deixar de existir, e sua importância será cada vez maior seja no meio comercial, profissional ou acadêmico. Também, logo mais estaremos inaugurando na Biblioteca Central um laboratório de informática específico para os alunos, realizar suas pesquisas, também estaremos adquirindo novos livros para tudo com intuito de valorizar o meio acadêmico, pois, é neste sentido que a direção trabalha.

Cacá - Considerações Finais.

WS - Nós temos um vestibular de inverno para o próximo mês, e para o próximo ano um novo curso, de Engenharia Civil, onde estamos aguardando somente os especialistas. Então estamos numa crescente que só tem a melhorar quanto, no nível de funcionários, alunos, professores e instituição. Só temos que agradecer a todos, pois uma instituição só cresce com o trabalho em equipe.

MC - Pudemos observar a valorização que os alunos têm dado aos cursos e a nossa instituição. Tivemos a experiência nos cursos de licenciatura e queremos ampliar o numero de bolsas para os cursos de bacharelado, assim como o governo tem observando falta de profissionais no mercado e tem disponibilizado as bolsas de estudo para os cursos de licenciatura como o PIBIC, FAPESP, e a própria Escola da Família. E como o Wendel disse é um trabalho de equipe, e temos certeza de que esta equipe vai trabalhar e conseguir. Além disso, no próximo semestre acontece os Congressos Científicos da instituição, e as inscrições já estão abertas e isto também é de fundamental importância para valorizar a vida acadêmica dos nossos estudantes.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading