NOTÍCIAS> INTERNET
11 de June de 2012 - 12h00

Menino de 17 anos cria busca que concorre com o Google

O estudante foi vencedor em ciências da computação no Intel prêmio para jovens cientistas. Ele desenvolveu um sistema de buscas novo, baseado em redes sociais como Twitter e Facebook.

Por Pedro Zambarda, de EXAME.com 

O estudante canadense Nicholas Benjamin Schiefer foi vencedor em ciências da computação no Intel Foundation Young Scientist, prêmio para jovens cientistas. O jovem, que tem apenas 17 anos, desenvolveu um sistema de buscas novo, baseado em redes sociais como Twitter e Facebook.

Em entrevista ao Wall Street Journal, por Skype, Schiefer explica que estudou o que é chamado de "micro-search", pesquisas online que relacionam pequenos dados.

No caso de posts do Facebook e tweets, o algoritmo desenvolvido pelo jovem é capaz de conectar palavras-chaves de sistemas como o Google com os conteúdos limitados das redes sociais, otimizando a busca.

Vindo de Ontário, no Canadá, Nicholas Schiefer disse que se interessa por computação desde os 7 anos, quando tinha terminado os livros da saga Harry Potter, e que as buscas na internet são "a parte realmente aparente da inteligência artificial". O jovem pretende agora fazer com que seu algoritmo funcione de forma rápida e efetiva.

Schiefer ganhou o prêmio junto com Jack Andraka, que criou um método 28 vezes mais rápido de detectar câncer, e  Ari Dyckovsky, que investigou o "teletransporte quântico".

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading