NOTÍCIAS> MERCADO
21 de May de 2012 - 12h00

Resumo do filme Piratas do Vale do Silicio

O filme foi gravado em 1999 contando a evolução da informática e mostrando que os responsáveis pela criação da interface gráfica e o mouse foram os engenheiros da Xerox.

Por GuiaDicas.net

Somente com o título do assunto que trataremos a seguir já podemos imaginas sobre o que falaremos. Sim é obvio o assunto é tecnologia. Vale do Silício é uma cidade dentro da Califórnia nos EUA, te faz lembrar algo? Sim praticamente todas as grandes empresas de grande porte estão reunidas no mesmo local. Entre algumas das empresas estão a Oracle, Google dos fundadores Larry Page e Sergey Brin, AMD, Intel, Apple de Steve Jobs e até o Yahoo e entre outras.


Introdução ao filme Piratas do Vale do Silício

Resumo do Filme Piratas do Vale do Silicio

O filme já é antigo para os padrões de filmagem de hoje. O filme foi gravado em 1999. Para se ter idéia 2012-1999=13. Sim já faz 13 desde o lançamento do filme e muitos adoradores da informática, quando querem entender ou tem curiosidade como aconteceu a evolução da informática assistem ao filme, já que o conteúdo retrata bem cronologia da informática.

O filme aborda como as duas gigantes hoje do mercado mundial a Apple e Microsoft evoluíram e atingiram o ápice. Tudo aconteceu na década de 70 e tudo guiado por jovens entusiastas, são eles Steve Jobs, Wozniak, Paul Allen e o não tão menos famoso Bill Gates. No que antes apenas grandes empresas tinham a possibilidade de adquirirem máquinas (Computadores) para uso, os quatros jovens mudaram o rumo da informática e hoje se muitos têm fáceis acesso a computadores foi graças a que esses "malucos" que ousaram a fazer maluquices em plena década de 70.

 


 



Steve Jobs e Wozniak

Steve Jobs e WozniakOs dois co-fundadores da Apple a principio eram apenas universitários da Califórnia. Embora muitos não saibam Steve Jobs era problemático e levava uma meio estranha, tanto é que tinha um jeitão Hippie e ainda por cima não conheceu sua mãe verdadeira, além do mais fazia terapias contra o uso de drogas. Diferentes, Wozniak já era mais animado, adorava contar piadas e além do mais é claro de ser muito inteligente.

Na faculdade fizeram a primeira invenção. Os donos da Apple conheceram ainda na faculdade um colega que ao emitir o som de um apito descobriu que o mesmo som de saída tinha relação com os aparelhos da empresa AT&T. E assim com algumas modificações criaram a "Caixa Azul" que tinha como base fazer ligações para longas distancias grátis.





Bill Gates

Resumo do Filme Piratas do Vale do SilicioComo sabemos hoje além de ser muito rico, o sujeito é muito inteligente. Na ocasião quando jovem e retratado no filme Bill estudará em Harvard. Mesmo sendo nerd adorava zoação com seus amigos, entre eles Pall Allen.

Primeiros computadores

Resumo do Filme Piratas do Vale do Silicio

Os primeiros computadores não eram de fáceis utilizações e nem parecem com os de hoje em seu design. Os primeiros computadores apareceram na década de 70. Eles eram chamados de mainframes, eram muito grandes e assim ocupavam muito espaços e ainda por funcionavam a base válvulas.

Altair 8800
Eis que 1974 a empresa Albuquerque lança ao mundo o primeiro computador batizado de "Altair 8800". Os problemas estavam resolvidos? Não havia um grande problema no computador, ainda faltava uma linguagem. Foi ai que entrou Bill e Paul no negócio, com uma parceria criada desenvolveram o Sistema Operacional BASIC e assim em 1975 fundaram conhecidíssima Microsoft. 





Primeiro computador Pessoal da Apple
Primeiro computador Pessoal da Apple
Jobs e Wozniak no ano de 1976 lançaram os seus primeiros computadores de muitos que viriam. Os trabalhos aconteciam em uma garagem. O protótipo recebeu o nome de
 Apple I. Logo conseguiram bons negócios, e assim vendo que poderiam evoluir ainda mais fundaram a Apple Computer em 1977.


Segundo computador da Apple

Segundo computador da Apple

O segundo computador da companhia foi batizado de Apple II. No mesmo ano ocorreu uma pequena feira de informática, na qual Steve Jobs e Bill Gates estavam presentes, na ocasião Bill Gates ainda era um mero desconhecido. No evento a relatos de que Jobs não deu a minima para Bill.
 

Disputa entre Apple e Microsoft

Resumo do Filme Piratas do Vale do SilicioPodemos dizer que a partir daí surgiu uma grande batalha entre as empresas em busca de revolucionar a informática. Na época existiam no mercado grande fabricantes de computadores entre elas IBM e XEROX que não deram muita bola para o sucesso dos computadores pessoais. Somente depois de um tempo passaram a dar importância para o assunto. Isso só aconteceu após ver a Apple produzindo excelentes computadores e se consagrando com uma das melhores empresas.

IBM no mercado

MS-DOS

Em 1980, outra década foi que a IBM decidiu investir no ramo de computadores pessoais, nessa altura o sonho da empresa era fabricar um computador pessoal que fosse melhor que o Apple II. Foi ai que Bill Gates engatilhou uma super jogada de mestre ao comprar um Sistema Operacional batizado posteriormente de Dos por 50 mil dólares. Apenas com algumas modificações Bill passou a ter em suas mãos um ótimo processador de tarefas. Assim conseguiu fechar uma parceria com a IBM e foi criado o primeiro PC que funcionou com o S.O de Gates o MS-DOS.

 
 
 

Interface Gráfica
Resumo do Filme Piratas do Vale do Silicio
Após um período alguns especialistas e engenheiros criaram uma interface gráfica e um protótipo de mouse que foi mostrada há Xerox que pouco se importou com o produto. Com isso o produto caiu de mão beijada para a Apple que com isso desenvolveu um novo computador em 1984 que foi batizado de 
Macintosh e um outro de Lisa, mesmo nome de a filha de Jobs.

O primeiro desentendimento entre os chefões da Apple aconteceu, Wozniak não gostava da maneira com que Jobs tratava seus funcionários e foi embora da empresa.
 

Reação de Bill Gates
Reação de Bill Gates

Bill Gates não poderia parar vendo que a Apple estava cada dia melhor. Com isso também resolveu investir em interface gráfica e com mais uma jogada de mestre conseguiu convencer a Apple que iriam fornecer programas para o Macintosh e com isso consegue ter acesso a informações sigilosas da Apple. Jobs descobre, mas o fato já tinha acontecido. Bill Gates conseguiu todas informações da Apple e com isso em 1985 lançariam ao mundo um novo sistema operacional que foi batizado deWindows, que para muitos foi um plagio do Macintosh.


Capitulo final

Piratas do Vale do SilicioEm 1997 com a empresa muito grande era preciso ter muitos funcionários, tanto é que Jobs já não era mais o dono majoritário da empresa e neste mesmo ano John Sculley presidente na época que demitiu Jobs. Mesmo Assim Jobs voltaria a empresa na qual fundou. Já a Microsoft tinha comprado partes da Apple, fazendo com Bill Gates se tornasse o homem mais rico do planeta.



Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading