NOTÍCIAS> CIÊNCIA
11 de May de 2012 - 12h00

Populares no Facebook têm cérebro diferente

Quem tem um número grande de amigos no Facebook apresenta regiões do cérebro ligadas à sociabilização mais densas, com maior massa cinzenta, em comparação aos menos populares na rede social.

Por Agência Estado

Quem tem um número grande de amigos no Facebook apresenta regiões do cérebro ligadas à sociabilização mais densas, com maior massa cinzenta, em comparação aos menos populares na rede social.

A descoberta, publicada por pesquisadores ingleses no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, no final do ano passado, foi discutida semana passada por brasileiros que também estudam o assunto no 8º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções.

A relação entre o uso das redes sociais e o funcionamento do cérebro tem despertado cada vez mais a atenção dos neurocientistas brasileiros, segundo o neurologista André Palmini, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-doutorado em neurologia pela Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica.

Ele é um dos debatedores do simpósio "Plasticidade cerebral na era do Facebook". "As redes sociais se transformaram em uma atividade humana que reúne muita gente e os estudos estão, cada vez mais, mostrando a que esse uso predispõe. Naturalmente, isso tem um impacto no cérebro humano", diz.

Palmini lembra que o País ainda não dispõe de estudos de imagem cerebral ligados às redes sociais - daí a necessidade de buscar referências nas pesquisas internacionais. O psiquiatra Sérgio Baldassin, professor da Faculdade de Medicina do ABC, concorda: para eles, os instrumentos atualmente disponíveis no Brasil ainda são "muito limitados para interpretar exames de imagem cerebral de maneira plena".

O desafio para os pesquisadores, diz Palmini, é descobrir se é o fato de ter muitos amigos no Facebook que leva o cérebro a adquirir novas características ou se as pessoas que já têm aquelas regiões cerebrais mais desenvolvidas é que tendem a manter mais contatos na rede.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading