NOTÍCIAS> CULTURA
28 de January de 2012 - 12h00

Cultura promoverá ciclo para discutir gêneros e etnias

Acontecerá no período de 12 a 26 de março, no campus II da FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas, o Ciclo Gêneros e Etnias: em pauta, negros e GLBT.

Acontecerá no período de 12 a 26 de março, no campus II da FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas, o Ciclo Gêneros e Etnias, que terá exposições e debate sobre o tema, em especial as questões ligadas à população negra e homofobia. As ações serão desenvolvidas pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

A abertura da programação será no dia 12 de março, no auditório do Campus II da FAI, onde acontecerá O Cine Club Diversidade, uma ação que busca divulgar aspectos sobre diversidade sexual através da cultura. A idéia principal é mostrar através de documentários, a vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, suas angústias, expectativas, sonhos, realidade. Além disso, sempre ao final da apresentação dos filmes, será aberto debate sobre este universo.

No ciclo serão apresentados os dois curtas. O primeiro deles é o documentário "Meu Amigo Claudia", sobre a ativista/atriz/cantora travesti Claudia Wonder, grande agitadora cultural da cidade de São Paulo, construído através de depoimentos e material de época acompanhamos a trajetória de Claudia e em paralelo, a história do país nos últimos 30 anos. Crítica do cineclubista e produtor cultural Fabrício Machado "O filme é hipnotizante, resgata imagens e histórias de uma sociedade cruel e homofóbica.

O segundo curta é "Não quero voltar sozinho", com duração de 17 minutos, do diretor Daniel Ribeiro. No filme é apresentada a vida de Leonardo, um adolescente cego que começa a descobrir um novo sentimento ao conhecer Gabriel, um novo aluno em sua escola. Além disso, o adolescente tem que lidar com os ciúmes de sua amiga Giovana.

No final das apresentações desses curtas estará aberto um debate para os presentes discutirem sobre o universo GLBT. As atividades são abertas ao público, e foram convidados os cursos de comunicação social, serviço social, pedagogia, psicologia, enfermagem e direito da FAI. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Adamantina também foi convidada para o evento.

Participarão do evento de abertura e do debate o coordenador da 
Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) da Secretaria de Estado da Cultura, Cássio Rodrigo. Também fazem parte da comitiva Márcia Cabral, que será a mediadora do Cine Club Diversidade, Silvana Gimenes, que falará sobre a Campanha Estadual da ACGE e o assessor de cultura da mesma ACGE, Marcos Freitas.

"Homofobia Fora de Moda" e "Consciência Negra em Cartaz"

Além da apresentação dos curtas no Cine Club Diversidade e os debates que seguirão, a programação contará ainda com duas exposições, que serão montadas no hall do Auditório Dr. Miguel Reale: Homofobia fora de Moda e Consciência Negra em Cartaz. Ambas ficam em cartaz de 12 a 26 de março.

A exposição "Homofobia fora de moda" tem o intuito de promover a conscientização e o combate à homofobia através da moda, numa campanha que propôs a criação de estampas de camisetas, relacionadas ao tema. A mostra promove uma reflexão sobre o polêmico tema da homofobia, questão que cada vez mais ganha respeito e espaço na sociedade.

A campanha foi promovida pela Secretaria de Estado da Cultura - Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, em parceria com a Prefeitura de São Paulo - Secretaria de Participação e Parceria, Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual e o evento Casa de Criadores.

Na edição de 2011, a campanha recebeu 122 desenhos e estampas de diferentes Estados, das quais 30 foram selecionadas e transformadas em camisetas sendo três premiadas.

O resultado dessa campanha segue em exposição itinerante por todo o Estado de São Paulo, chegando neste mês de março a Adamantina.

A segunda exposição é "Consciência Negra em Cartaz", uma reflexão da população sobre a cultura negra e como esse tema tem sido tratado na sociedade. Por meio de cartazes, frases e desenhos diversos, a campanha amplia os horizontes de discussão sobre a questão do racismo, e de toda a herança que a cultura africana traz junto a si, mostrando-a como uma questão não apenas referente aos negros, mas a todos os brasileiros entrelaçando-se às culturas indígenas e européias em que se constrói a história do Brasil.

Para saber mais

  
Texto: Alex Tiossi
Estagiário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading