NOTÍCIAS> CIÊNCIA
28 de January de 2012 - 12h00

Satélite vai retirar lixo espacial da órbita

Com um custo de aproximadamente 18 milhões de reais, o CleanSpace One será o primeiro satélite destinado a reduzir a poluição espacial.

Por Abril INFO

São Paulo - Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criaram o satélite CleanSpace One. O objetivo dele é retirar o lixo espacial na órbita da Terra.

Com um custo de aproximadamente 18 milhões de reais, o CleanSpace One será o primeiro satélite destinado a reduzir a poluição espacial. Os cientistas pretendem lançar o aparelho em até cinco anos.

A criação chegou em boa hora. Segundo especialistas, existem cerca de 16 mil objetos com diâmetro superior a 10 cm na órbita do nosso planeta. A órbita terrestre está cheia de todos os tipos de detritos flutuantes, uma multidão crescente de satélites abandonados, pedaços de naves espaciais quebradas, entre outros dejetos. Essa quantidade é suficiente para provocar um acidente com aeronaves ou satélites no espaço.

Após o seu lançamento, o satélite de limpeza terá que ajustar sua trajetória, a fim de coincidir com o seu alvo. A captura acontecerá quando os objetivos navegarem em uma velocidade de 28.000 km/h, em altitude entre 630 km e 750 km. Então, o CleanSpace One vai agarrar o outro satélite. Depois, vai trazê-lo de volta a Terra.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading