NOTÍCIAS> MEIO AMBIENTE
21 de January de 2012 - 12h00

Adamantina participa do projeto Município Verde Azul

Adamantina está levantando os últimos dados e ações realizadas em 2011, na busca pelo quarto ano consecutivo ...

Assessoria de Comunicação - Eli Ana C. Oliveira

Adamantina está levantando os últimos dados e ações realizadas em 2011, destinadas à preservação e recuperação ambiental, na busca pelo quarto ano consecutivo em conquistar o certificado Município Verde Azul, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Uma equipe composta por membros das secretarias de Gabinete, Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Obras e Educação estão terminando o relatório que deverá ser enviado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente no próximo dia 23.

As 10 diretivas propostas em 2011 foram consideradas estratégicas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para uma gestão ambiental eficiente: esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Para obter a certificação, os municípios devem cumprir as 10 diretivas ambientais do programa e protocolar o projeto completo contendo as ações ambientais em andamento.

Em 2008, Adamantina conquistou o certificado do projeto Município Verde; ficou em 34º lugar do ranking com a nota 82,36, sendo que 44 municípios conquistaram o certificado. Em 2009 a conquista foi pelo certificado Município Verde Azul e Adamantina ficou com a posição 144 no ranking estadual, dentre os 156 municípios paulista e nota 80.95. Em 2010 ficou com a posição 138 com nota 80,28. Com esses resultados Adamantina conquistou para o município um caminhão para a coleta seletiva e uma pá carregadeira.

Municípío Verde Azul

Lançado pelo governo de São Paulo em junho de 2007, o projeto tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Os municípios que obtiverem nota acima de 80 receberão o certificado de Município Verde Azul. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading