NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
17 de December de 2011 - 12h00

FAI compra dois novos servidores

Previsão é que até janeiro de 2012 sejam implantados na instituição...

Neste início de dezembro, as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) recebeu a compra de dois servidores e uma unidade de armazenamento externo, ambos da fabricante IBM. A previsão é de que até o mês de janeiro de 2012, sejam colocados em funcionamento.

De acordo com o encarregado de TI da FAI, prof. Ms André Mendes Garcia, os equipamentos adquiridos atendem às necessidades de crescimento da instituição num período de 10 a 15 anos. Além disso, com a utilização de uma unidade de armazenamento externa conectada a dois servidores de alto desempenho, será possível haver balanceamento de carga e segurança, uma vez que os serviços serão virtualizados.

"Se um servidor parar por algum motivo, é possível que os serviços atendidos por este servidor sejam assumidos pelo outro em muito pouco tempo ou automaticamente", ressalta Mendes.

Com a implantação da estrutura de informática na instituição, os alunos serão beneficiados. Para acessar o sistema, será preciso a identificação pelo número do Registro Acadêmico (RA) do estudante e a senha.

"Às vezes hoje quando ele vai salvar um arquivo no computador, ele salva no desktop onde todo mundo tem acesso e, com esse planejamento, cada usuário vai ter o seu nome de usuário e senha através do RA, onde vai ter uma cota para poder utilizar nossos servidores e armazenar os arquivos", ressalta o auxiliar de informática da FAI, João Paulo de Paula.

Entre as funções de um servidor está a de armazenamento de arquivos e controle de tráfego de internet. De acordo com de Paula, a FAI contava com 11 computadores que trabalhavam em modo de servidor. "Era como se fossem estações de trabalho de usuário que foram feitas como servidores. Então vai ter uma diferença muito grande tanto para aluno como para funcionários com esses novos servidores que chegaram", ressalta o auxiliar.

O investimento na compra dos servidores totaliza R$200mil, incluindo 70 computadores para laboratórios e 50 projetores multimídia para salas de aula e acessórios. "Toda a estrutura de internet e de site da instituição vai também ser melhorada. Melhor para o aluno, que vai conseguir fazer suas consultas com mais agilidade", finaliza o diretor geral da FAI, professor doutor Márcio Cardim.

Além do investimento neste mês, a FAI também adquiriu em abril deste ano um servidor da fabricante DELL, Modelo PowerEdge R310, com a finalidade de atender o sistema de gestão integrado ERP (Enterprise Resource Planning), que compreende o controle acadêmico dos alunos e docentes, biblioteca, folha de pagamento, contabilidade, financeiro entre outros sistemas desenvolvidos e implantados na instituição.

Central de Comunicação

Priscila Caldeira - jornalista - MTb: 8148 (PR)

Fabrício Lopes - assessor de comunicação

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading