NOTÍCIAS> CIÊNCIA
17 de December de 2011 - 12h00

Partícula de Deus pode ser anunciada em 2012

Esta é uma das previsões divulgadas hoje pelo Cern, que realizou um evento para anunciar as novidades na busca pela misteriosa partícula.

Por Abril INFO

São Paulo- O Bóson de Higgs, ou Partícula de Deus, deve muito provavelmente ser localizado no ano que vem.

Esta é uma das previsões divulgadas hoje pelo Cern, Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, que realizou um evento para anunciar as novidades na busca pela misteriosa partícula.

A grande conclusão apresentada é a de que, se o Bóson de Higgs previsto pelo Modelo Padrão existir, provavelmente possui uma massa restrita às regiões em torno de 125 bilhões de elétron volts (GeV). Um elétron volt é a energia adquirida por um elétron quando acelerado através de uma diferença de potencial de 1 volt. Embora os dados coletados sejam insuficientes para declarar que a partícula foi descoberta, o Cern está otimista e prevê resultados ainda mais concretos até o final de 2012.

O bóson de Higgs, conhecido como Partícula de Deus, é ainda uma das grandes lacunas do chamado Modelo Padrão, a teoria usada pelos físicos para descrever o comportamento das partículas fundamentais do Universo e as forças atuando entre elas. Ele foi proposto há mais de 40 anos para explicar a origem das massas das partículas. Os cientistas sugeriram que todas as partículas não possuíam massa logo após o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo. Conforme o cosmos esfriou, um campo de força invisível, o "campo de Higgs", se formou com seus respectivos bósons (um tipo de partícula subatômica).

O campo permanece no cosmos e qualquer partícula que interaja com ele recebe uma massa através dos bósons. Quanto mais interagem, mais pesadas se tornam.  Apesar de explicar e se encaixar bem nas teorias vigentes do Universo, esta proposição tem um problema: ninguém nunca conseguiu observar os bósons de Higgs para confirmá-la.

A dificuldade é que não se sabe a massa do bóson de Higgs. Atualmente, os físicos buscam por ele vasculhando sistematicamente uma gama de massas dentro da qual ele deveria existir. Como decaí muito rapidamente, a partícula não pode ser observada diretamente, e os cientistas analisam vários canais possíveis de decaimento meio de grandes aceleradores de partículas, como o LHC, o Colisor de Hádrons do CERN. Foram justamente dois experimentos do LHC, o Atlas e o CMS, que possibilitaram os anúncios de hoje.

Os dados do Atlas mostraram que o Bóson de Higgs deve existir em uma faixa entre 116-130 GeV; para o CMS, essa faixa varia de 115 a 127 GeV. Além disso, há muitos dados independentes de estudos apontando para a existência do Bóson na região entre 124 e 126 GeV. O problema é que nenhum deles se destacou tanto a ponto de permitir aos pesquisadores do CERN descartar as outras possibilidades.

Até 2012, no entanto, os pesquisadores acreditam poder encontrar uma resposta - e qualquer que ela seja, é animadora. O Bóson de higgs pode existir de acordo com o que foi previsto no Modelo Padrão, confirmando que as teorias vigentes são válidas. No entanto, há outras formas possíveis desta partícula existir.

Isso porque o Modelo Padrão descreve a matéria comum, da qual os planetas, estrelas, cometas, humanos e basicamente tudo o que é visível, são feitos. Ainda assim, isso só corresponde a 4% do universo. O Restante, 96%, é invisível - as chamadas matéria e energia escuras. Se o Bóson de Higgs existir em outra forma, abriria a possibilidade de estudo de uma nova física no CERN.

NOTA: O nome Partícula de Deus foi popularizado depois da publicação do livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?", escrito em 1993 pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel.  

 

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading